ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.
- Marcio Alencar
- 27 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

O dia 25 de novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, instituído pela ONU em 1999, o Dia Laranja serve de alerta para a necessidade de prevenir e eliminar a violência contra nossas meninas e mulheres. A cor escolhida foi laranja por ser uma cor viva e vibrante, que remete a positividade de um futuro livre de violência contra mulheres e meninas, quando essa data foi instituída foram estimadas ações até 2030.
É fato que o direito da mulher já evoluiu bastante, antigamente as mulheres não tinham direito sequer a serem alfabetizadas, apenas em 1932 a mulher teve direito ao voto no Brasil, até ano passado a mulher não podia sequer fazer laqueadura sem o consentimento do marido, e ainda hoje a violência contra mulheres e meninas continua sendo uma das violações de direitos humanos mais prevalentes e generalizadas do mundo. Segundo dados das Nações Unidas, estima-se que 736 milhões de mulheres – quase uma em cada três – foram submetidas a violência física e/ou sexual (a maioria dos casos pelo parceiro íntimo), atualmente também temos visto o aumento do assédio no ambiente de trabalho e online.
A violência de gênero não escolhe cor, classe social, política ou religião, em qualquer ambiente pode acontecer e isso ainda causa vergonha na vítima, de modo que muitas ainda silenciam, não pedem ajuda e, infelizmente, algumas terminam entrando na estatística do feminicídio, por isso pedir apoio logo nos primeiros sinais é crucial. Portanto esse trabalho de conscientização e prevenção é de extrema importância, porque o maior objetivo não é simplesmente acolher vítima, mas sim que não haja vítima!
Rebeca Magalhães Farias Bezerra
Advogada e Assessora da Procuradoria Especial da Mulher de Jucás
Commentaires