top of page
Buscar

ENCONTRO ALECE


ree

FUTURO DO LEGISLATIVO


ANFITRIÃ

Conferência da Unale recebeu ainda comitiva internacional de parlamentares para conhecer gestão sustentável da Alece


Foi aberto, nesta quarta-feira (8), a 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) no Centro de Eventos de Fortaleza. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é a anfitriã do evento que acontece até sexta-feira (10). Cerca de 1.600 deputados e assessores lotaram um pavilhão do Centro de Eventos do Ceará. Os deputados estaduais de todo o Brasil quer aumentar o poder de influir nos gastos públicos dos seus estados. Querem de forma partidária os mesmos direitos dos deputados federais e senadores. “Teses federativas, conectar a tarefa de produção legislativa a modernidade e melhorar a vida das pessoas”, disse o presidente da UNALE, Diogo Moraes.

A programação iniciou ainda pela manhã, quando o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (sem partido) recebeu uma comitiva composta por aproximadamente 20 parlamentares de diversos países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, Uruguai, além de representantes de Estados brasileiros, como Sergipe e Paraíba. O objetivo da comitiva é conhecer de perto o modelo de gestão adotado pela Assembleia Legislativa cearense, alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU.

Evandro Leitão expressou sua satisfação em receber a diversificada comitiva de legisladores, destacando a importância desse momento de intercâmbio de experiências. “Precisamos promover nossas ações dentro e fora do parlamento para contribuir na construção de um mundo melhor. Desde 2021 nosso trabalho se baseia em 17 processos inclusivos baseados na parceria com a ONU”, afirmou Evandro Leitão.

O presidente da Alece mostrou prestígio, com 36 deputados estaduais do Ceará presentes na abertura. Ele observou que essa visita é apenas um prelúdio do que será discutido durante a Conferência da Unale, que reunirá cerca de duas mil pessoas para debater o futuro das casas parlamentares. “Sugiro aos demais parlamentos ingressarem no pacto global assim como fizemos para cumprir 17 metas socioambientais”, pontuou.

Primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, fez uma apresentação detalhada da atuação do Legislativo cearense, enfatizando suas funções cruciais de proposição, discussão, aprovação e fiscalização de leis. Ela também destacou que, desde 2021, a gestão da Assembleia Legislativa prioriza a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em todos os processos da Casa, com a implementação do Comitê de Responsabilidade Social, responsável por monitorar essa integração.

A comitiva teve a oportunidade de visitar o anexo III da Alece, onde funcionam diversas estruturas ligadas à saúde, assistência social, prevenção à violência, mediação de conflitos, atendimento ao cidadão e apoio ao empreendedorismo. Essa visita proporcionou aos legisladores estrangeiros um entendimento mais aprofundado do compromisso do Parlamento cearense com a promoção de práticas sustentáveis e a integração dos ODS em seu modelo de gestão


ree

 
 
 

Comments


Só aqui você acompanha em tempo real as coberturas do que aconetece no Ceará e em todo o País.

SIGA-NOS

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

COBERTURAS NO YOUTUBE

bottom of page